Grupo de Estudos de Tabuleiros Costeiros


Os tabuleiros costeiros constituem uma cobertura sedimentar terrígena continental de idade pliocênica, depositada por sistemas fluviais entrelaçados e associados a leques aluviais. Estes são de grande ocorrência ao longo do litoral brasileiro (Grupo Barreiras). No Estado da Bahia, o Grupo Barreiras pode ser encontrado ao longo de toda a faixa costeira, com as ocorrências mais importantes nas regiões extremo sul e nordeste. Estas áreas são palco de marcante ocupação antrópica como atividades agro-pastoris e expansão do turismo. Estas atividades são potencialmente causadoras de desequílibrio do meio ambiente, através de interferências no meio físico. Os sedimentos do Barreiras são também fonte importante de materiais de construção e de cerâmica, além de constituirem, em alguns locais, aqüíferos importantes, responsáveis pelo abastecimento de água de algumas cidades e vilarejos


 Objetivos:

Estudo da gênese do Grupo Barreiras e caracterização do meio físico, essenciais para o estabelecimento de políticas de gerenciamento ambiental.


Pesquisa em Desenvolvimento:


O Grupo Barreiras na Região Nordeste do Estado da Bahia: Estratigrafia, Sedimentologia e Geologia Ambiental - Dr. Geraldo da S. Vilas Boas - O presente projeto tem com objetivos fundamentais o estudo sedimentológico e estratigráfico do Grupo Barreiras na região nordeste do estado da Bahia, visando a interpretação dos processos e ambientes deposicionais desses sedimentos, e do significado tectônico-climático dos mesmos. Estão também englobados nos objetivos do projeto, o desenvolvimento de estudos ambientais do meio físico, essenciais para o estabelecimento de políticas de gerenciamento ambiental e indispensáveis para o uso adequado da terra e ocupação racional dos espaços.


Dissertações/Teses em Andamento e Concluídas

· Antônio Marcos Santos Pereira, BSc., MSc. (UFBA) - O Grupo Barreiras no Litoral Norte do Estado da Bahia: Geologia Ambiental - Um Modelo de Gestão. Doutorado. Orientador: Dr. Geraldo da S. Vilas Boas (em andamento).

· Carlos César Uchoa de Lima, BSc., MSc. (UFBA) - Estratigrafia e Sedimentologia do Grupo Barreiras na região Sul da Bahia, entre Porto Seguro e Prado. Doutorado. Orientador: Dr. Geraldo da S. Vilas Boas (em andamento).

· Flávio José Sampaio, BSC., MSc. (UFBA) - Estratigrafia e Sedimentologia do Grupo Barreiras no Litoral Norte do Estado da Bahia. Doutorado. Orientador: Dr. Geraldo da S. Vilas Boas (em andamento).

· José Martin Ucha, BSc., MSc. (UFBA) - Gênese e Comportamento dos Solos Desenvolvidos sobre os Sedimentos Barreiras no Litoral Norte do Estado da Bahia. Doutorado. Orientador: Dr. Geraldo da S. Vilas Boas (em andamento).

· Maria Cristina Gomes Pereira, BSc., MSc. (UFBA) - Morfodinâmica da superfície Pós-Barreiras no Litoral do Estado da Bahia - entre Salvador e Praia do Forte - com Base na Suscetibilidade e Ocorrência de Erosão Acelerada. Doutorado. Orientador: Dr. Geraldo da S. Vilas Boas (em andamento).

· Antônio Pereira Menezes, BSc. (UFBA) - Modelo Deposicional da Formação São Sebastião (Cretáceo Inferior) na Parte Sul da Bacia do Recôncavo - Bahia. Mestrado. Orientador: Dr. Geraldo da S. Vilas Boas (concluída em outubro 1997).

· José de Castro Mello, BSc. (UFBA) - Hidrogeologia e Características Sedimentológicas do Barreiras na Região Nordeste do Estado da Bahia. Mestrado. Orientador: Dr. Geraldo da S. Vilas Boas (em andamento).

· Paulo Jorge D’Andrea Espinheira (UFBA)-
Depósitos Arenosos da Região de Camaçari - Bahia. Mestrado. Orientador: Dr. Geraldo da S. Vilas Boas (em andamento)


Home