Universidade Federal da Bahia


Curso de Pós-Graduação em Geologia

Dissertação de Mestrado


Lyrio, Ronaldo S. (1996)

Modelo Sistêmico Integrado para a Área de Proteção Ambíental do Litoral Norte do Estado da Babia.
Data de Aprovação: 26.07.1996
Banca Examinadora: Dr. José Maria L. Dominguez (orientador), Prof. Abílio Carlos da Silva P. Bittencourt , Frederido Augusto R. da Costa de Mendonça,  Dr. Sylvio Carlos Bandeira de Mello e Silva

RESUMO Considerada uma fronteira inexplorada, o Litoral Norte do Estado da Bahia representa uma região economicamente estagnada, ambientalmente frágil, que requer cuidados especiais para a implantação de programas de desenvolvimento. Nela são encontrados sistemas costeiros naturais, bastante preservados, representando o biotipo de inúmeros ecossistemas de relevante valor ecológico, pouco estudados do ponto de vista dos processos bióticos que neles se desenvolvem. Estão presentes sistemas de dunas, terraços marinhos e terras úmidas, que sustentam uma rica variedade de fauna e flora, das quais dependem diretamente as populações e povoações tradicionais aí instaladas.

Definida pelo Governo do estado como uma das áreas prioritárias para implantação de programas de desenvolvimento a partir do turismo ecológico, estão previstos uma elevada gama de recursos para reverter o atual quadro de estagnação econômica deste região. Evidentemente que qualquer elemento indutor de desenvolvimento pode trazer impactos ambientais indesejáveis, caso não sejam adotados mecanismos efetivos para mitigá-los. A criação da Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte, com seu respectivo Zoneaento Ecológico Econômico e Plano de Manejo, representa uma tentativa de promover, pela primeira vez no Estado da Bahia, um planejamento Territorial que incorpore a variável ambiental como componente determinante das relações econômicas.

A presente dissertação não tem nenhum compromisso com a implantação e o efetivo sucesso deste Zoneamento Ecológico Econômico, porém pretende apresentar os pressupostos geoambientais que nortearam a elaboração do mesmo, a partir da construção de um modelo sistêmico integrado, onde os diversos coinponentes geoambientais presentes na APA-LN são analisados, enfatizando suas fragilidades e capacidades de uso. Para isso, são descritos os pressupostos conceituais que nortearam o planejamento da área, as características das unidades geoambientais, um modelo de funcionamento integrado e individidual destas unidades, além dos mapeamentos geoambientais e espacialização das zonas decorrentes. Estes elementos nortearam uma avaliação genérica dos possíveis impactos advindos de atividades antrópicas que possam vir a se implantar na área, auxiliando assim no estabelecimento de diretrizes e ações para mitigar seus aspectos negativos.

ABSTRACT