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Autor |
Pereira, Cesar A. G. (1984)
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Título |
Determinação de velocidades intervalares em modelos bidimensionais a partir dos dados sísmicos.
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Data
da aprovação |
12.03.1984
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Banca
examinadora |
Dr. Anthony F. Gangi (Orientador), Dr. Peter H. W. Hubral, Dr. William J. Vetter.
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Resumo |
Na presença de interfaces que não sejam planas
horizontais as
seçães sísmicas convencionais podem propiciar a
criação de
falsas estruturas, a atenuação e mesmo a
destruição de anomalias
estruturais verdadeiras. Para evitar-se este problema é
recomendável
que as seçães em tempo sejam convertidas para
profundidade. Qualquer
procedimento utilizado para a obtenção de
seçães em profundidade
requer um conhecimento bastante acurado das velocidades intervalares e
dos
caminhos dos raios normais a cada interface. As velocidades
intervalares,
obtidas rotineiramente através da fórmula de Dix e das
velocidades de
estaqueamento podem, em alguns casos, apresentar erros
inaceitáveis.
Al-Chalabi introduziu o conceito de fator de heterogeneidade e alguns
procedimentos para a obtenção das velocidades
intervalares adequadas
por meio da determinação do Bias, diferença
existente entre as
velocidades de estaqueamento e as velocidades de normal-moveout. Seus
estudos limitaram-se a modelos com interfaces planas horizontais. Nesta
tese várias consideraçães e métodos de
análises de velocidades
foram revisados e convertidos para uma forma computacional. Foi gerado
um
algoritmo e um programa de computador que possibilita o cálculo
do Bias,
por meio de um ray-tracing interativo, estendendo as análises de
Al-Chalabi para o caso de interfaces planas com mergulho. Considerando
como dados de entrada as velocidades de estaqueamento e os tempos
normais
a cada refletor, o algoritmo possibilita o cálculo da velocidade
de
normal-moveout em cada interface e, conseqüentemente, a
determinação
das velocidades intervalares corretas utilizando-se a fórmula de
Shah e
os parâmetros dos raios normais que também são
obtidos. Os
resultados obtidos com dados sintéticos, considerando modelos com
interfaces planas horizontais e mergulhantes, foram muito precisos. Os
erros na determinação de velocidades intervalares foram
menores que
1%. Os erros cometidos na previsão de profundidades foram
menores que
0,2%.
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Abstract |
Conventional seismic sections, in the presence of
non horizontal layers, may produce a distorted picture of the subsurface
structure. The creation, the modification and even the destruction of
true
structural anomalies can occur. In order to avoid such difficulties, it
is
desirable that time sections be converted into depth sections. Any
procedure used to generate depth sections requires an accurate knowledge
of the interval velocity distribution as well as of the normal ray paths
to each interface. The interval velocities usually obtained through
Dix's
formula using stacking velocities may, in certain situations, be largely
inaccurate. Al-Chalabi has introduced the concept of heterogenity factor
and a correction procedure which involves a computation of bias existing
between, stacking and normal-moveout velocities. His analysis has been
limited to horizontal plane interfaces. In this thesis, the various
considerations and methods of velocity analysis have been reviewed and
converted to computational form. The analysis of Al-Chalabi have been
extended to the case of dipping plane interfaces, and an algorithm and
computer program has been presented which includes bias corrections for
the velocity estimates in the case of such dipping plane interfaces. The
implementation of the corrections involves an interactive ray tracing
loop. This algorithm computes normal-moveout velocities for each
interface
of a given model, considering stacking velocities and normal reflection
times as input parameters. It uses Shah's relations and normal ray
parameters, which are also calculated by the technique, to determine
adequate interval velocities. Various simulation results obtained from
synthetic data, considering both horizontal and dipping plane
interfaces,
were quite accurate. Errors in the determination of interval velocities
were smaller than 1%. The errors in the prediction of depths were
smaller
than 0.2%.
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