
|
Autor |
Amorim, Guilherme A. S. (1984)
|
Título |
Migração 3D tempo-profundidade utilizando raios normais e raios imagem.
|
Data
da aprovação |
12.03.1984
|
Banca
examinadora |
Dr. Peter H. W. Hubral (Orientador), Dr. Anthony F. Gangi, Dr. William J. Vetter.
|
Resumo |
Os crescentes esforços na prospecção de
hidrocarbonetos,
em áreas cuja estrutura geológica é complexa,
tornaram o modelamento
inverso tridimensional, bem como a migração, assuntos de
grande
importância sísmica. Os processos de
migração são
importantes na reconstituição da estrutura
geológica em
profundidade, a partir dos dados sísmicos. Seu objetivo é
a
remoção dos efeitos causados por reflexães
provenientes de
locaçães em profundidade não localizadas
verticalmente abaixo dos
pontos em superfície nos quais são registradas. No
presente
trabalho, introduzimos um procedimento que visa a resolver o problema
cinemático relacionado à migração em
três dimensães i.e., o
reconhecimento dos eventos sísmicos para suas
locaçães reais em
profundidade. A execução deste trabalho é
justificada pelo fato de
que a implementação de métodos convencionais de
migração 3D em
profundidade é um processo bastante custoso e demorado, enquanto
que o
procedimento aqui descrito é bem mais rápido e pouco
custoso. A
migração em si é executada através
técnicas de traçamento de
raios. São considerados tantos os raios normais quanto os raios
imagem,
de modo que o procedimento pode ser aplicado tanto a dados estaqueados
quanto a dados já previamente migrados em tempo. Os raios
normais são
aqueles que incidem em uma certa interface com ângulo normal. Os
raios
imagem são aqueles que emergem verticalmente na
superfície. O papel
dos raios normais no processo de estaqueamento CDP equivale ao dos raios
imagem na migração em tempo. O modelamento é
efetuado pelo
traçamento de raios até uma certa interface e pela
posterior
computação dos pontos finais atingidos por estes raios.
Para esta
operação, no caso de raios imagem, só necessitamos
dos tempos de
percurso relativos a um certo refletor, fornecidos em uma malha regular
e,
no caso de raios normais, dos gradientes laterais em tempo
necessários
para a computação dos ângulos iniciais que devem
estar
disponíveis na mesma rede regular. A exatidão do
procedimento é
diretamente dependente do conhecimento da distribuição de
velocidade
em subsuperfície. A avaliação dos resultados
finais é efetuada
através da comparação dos resultados obtidos a
partir da
migração por raios normais e a partir da
migração por raios
imagem, sobre a mesma área. O procedimento é aplicado a
um prospecto
3D na Bacia do Ceará, offshore Brasil e os resultados na forma
de mapas
de contorno em profundidade e projeçães
isométricas das interfaces
na área, são apresentados no final deste trabalho.
|
Abstract |
The increasing efforts in the exploration of
hydrocarbons in complex geological environments makes three dimensional
inverse modeling and migration a very important subject in seismic
exporation. The migration processes are quite relevant in reconstructing
the geological structure in depth, from seismic data. Their aim is to
remove the effects introduced by reflections arriving from depth
locations
not vertically below the surface points at which they are recorded. In
the
present work, we introduce a procedure which intends to solve the
kinematic problem of migration in three dimensions, i.e., the
repositioning of the events to their true locations in depth. The
motivations of the work are the high costs and computing time involved
in
the implementation of conventional 3D time-to-depth migration schemes,
if
compared with the method described here. The migration itself is
achieved
by inverse ray modeling techniques. We consider both normal rays and
image
rays, so that the procedure can be applied to stacked data as well as to
previously time migrated data. The normal rays are those rays that
reflect
from a given interface at normal incidence. Image rays are those rays
that
emerge vertically at the surface. The role played by normal rays in the
CDP stacking process is the same of image rays with relation to time
migration. The modeling is accomplished by tracing the rays down to a
certain interface and computing the coordinates of the end points
reached
by these rays. For this operation, in case of image rays, we need only
the
one-way travel times for a certain reflector, given in a regular grid
and,
in the case of normal ray tracing, the lateral time gradients, which are
necessary to compute the initial angles, and must be available at the
same
grid points. The accuracy of the procedure is directly dependent on the
knowledge of the velocity distribution in the subsurface. The evaluation
of the final results ias carried out by comparing the depth contour maps
obtained from normal-ray migration and image ray migration over the same
area. The procedure is applied to a 3D prospect in Ceará Basin,
offshore
Brasil, and the pertinent results, in the from of depth contour maps and
3D isometric projections of the interfaces in the area, are presented at
the end of this work.
|
|