Receitas

Remote Desktop ou Área de Trabalho Remota

Ao se usar o programa "Remote Desktop ou Área de Trabalho Remota" em um Windows XP para se conectar a um Servidor Windows 2003, pode acontecer que algumas impressoras locais não apareçam na sessão aberta no servidor.

Baseado no artigo da Microsoft, #302361, rev. 4.4, de 23/ago/2006, e experimento, identificam-se duas causas:

  1. O driver da impressora local não está instalado no servidor.
    • Neste caso, para instalar, clique, no servidor, em Iniciar/Impressoras e Fax/Propriedades do Servidor/Driver e proceda como se estivesse instalando uma impressora.
  2. Além disso, segundo o artigo citado, a causa é "porque a porta de impressora não começa com COM, LPT ou USB. Por padrão, os nomes de porta de impressora que não começam com COM, LPT ou USB são redirecionados apenas no Windows Server 2003. Por padrão, dispositivos de impressão multifuncionais podem não ser redirecionados, a menos que o Windows Server 2003 esteja em execução no computador local, pois eles usam portas DOT4."
    • Assim, segundo o artigo, a solução é forçar todas as portas (incluindo a DOT4) no computador cliente para serem filtradas para o redirecionamento. Para fazer isto, adicione um valor DWORD chamado FilterQueueType à
      HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Terminal Server Client\Default\AddIns\RDPDR
      e defina seus dados do valor para FFFFFFFF.

      Execute as seguintes etapas e encerre o Editor do Registro:
      1. Clique em Iniciar, em Executar, digite regedit e clique em OK.
      2. Localize e clique na seguinte chave do Registro:
      HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Terminal Server Client\Default\AddIns\RDPDR
      3. No menu Editar, aponte para Novo e clique em Valor DWORD.
      4. Digite FilterQueueType e pressione ENTER.
      5. No menu Editar, clique em Modificar.
      6. Digite FFFFFFFF e clique em OK.
      Isto habilita todas as portas no cliente para serem redirecionadas.

      Como solução alternativa para este problema em um computador cliente que tem um dispositivo de impressão multifuncional, altere a porta usada pelo dispositivo de DOT4 para uma porta LPT.

      Por exemplo, para configurar um dispositivo de impressão multifuncional para usar uma porta LPT em um computador com o Windows XP, execute as seguintes etapas:
      1. No Painel de controle, abra Impressoras e aparelhos de fax.
      2. Clique com o botão direito do mouse na impressora local não redirecionada e clique em Propriedades.
      3. Clique na guia Portas, clique em uma porta LPT e em Aplicar.

      A impressora deverá aparecer ao lado dessa porta.
      4. Feche a janela Propriedades da impressora e reconecte-se usando a área de trabalho remota.
      Importante Quando uma impressora multifuncional estiver usando uma porta LPT padrão em vez de uma porta DOT4, ela perde seus recursos multifuncionais, como a digitalização, o fax ou a copiadora. Para restabelecer os recursos multifuncionais, o dispositivo de impressão deve usar a porta DOT4.

H. K. Sato
Atualizado em 11.10.2007