Remote Desktop ou Área de Trabalho Remota
Ao se usar o programa "Remote Desktop ou Área de Trabalho
Remota" em um Windows XP para se conectar a um Servidor Windows 2003,
pode acontecer que algumas impressoras locais não apareçam
na sessão aberta no servidor.
Baseado no artigo da
Microsoft, #302361, rev. 4.4, de 23/ago/2006, e experimento, identificam-se
duas causas:
- O driver da impressora local não está instalado no servidor.
- Neste caso, para instalar, clique, no servidor, em Iniciar/Impressoras
e Fax/Propriedades do Servidor/Driver e proceda como se estivesse
instalando uma impressora.
- Além disso, segundo o artigo citado, a causa é "porque
a porta de impressora não começa com COM, LPT ou USB.
Por padrão, os nomes de porta de impressora que não começam
com COM, LPT ou USB são redirecionados apenas no Windows Server
2003. Por padrão, dispositivos de impressão multifuncionais
podem não ser redirecionados, a menos que o Windows Server 2003
esteja em execução no computador local, pois eles usam
portas DOT4."
- Assim, segundo o artigo, a solução é forçar
todas as portas (incluindo a DOT4) no computador cliente para
serem filtradas para o redirecionamento. Para fazer isto, adicione
um valor DWORD chamado FilterQueueType à
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Terminal Server
Client\Default\AddIns\RDPDR
e defina seus dados do valor para FFFFFFFF.
Execute as seguintes etapas e encerre o Editor do Registro:
1. Clique em Iniciar, em Executar, digite regedit e clique em
OK.
2. Localize e clique na seguinte chave do Registro:
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Terminal
Server Client\Default\AddIns\RDPDR
3. No menu Editar, aponte para Novo e clique em Valor DWORD.
4. Digite FilterQueueType e pressione ENTER.
5. No menu Editar, clique em Modificar.
6. Digite FFFFFFFF e clique em OK.
Isto habilita todas as portas no cliente para serem redirecionadas.
Como solução alternativa para este problema em um
computador cliente que tem um dispositivo de impressão
multifuncional, altere a porta usada pelo dispositivo de DOT4
para uma porta LPT.
Por exemplo, para configurar um dispositivo de impressão
multifuncional para usar uma porta LPT em um computador com o
Windows XP, execute as seguintes etapas:
1. No Painel de controle, abra Impressoras e aparelhos de fax.
2. Clique com o botão direito do mouse na impressora local
não redirecionada e clique em Propriedades.
3. Clique na guia Portas, clique em uma porta LPT e em Aplicar.
A impressora deverá aparecer ao lado dessa porta.
4. Feche a janela Propriedades da impressora e reconecte-se usando
a área de trabalho remota.
Importante Quando uma impressora multifuncional estiver usando
uma porta LPT padrão em vez de uma porta DOT4, ela perde
seus recursos multifuncionais, como a digitalização,
o fax ou a copiadora. Para restabelecer os recursos multifuncionais,
o dispositivo de impressão deve usar a porta DOT4.
H. K. Sato
|