3. Agaricia agaricites
Esta espécie forma colônias de forma e tamanho variados, incrustantes e com bordas estreitas e livres . Os cálices têm tamanhos que variam entre 1,0 e 1,6 mm e apresentam uma média de 16 séptos. A columela é profunda e pouco visível. É uma espécie recifal, fotófila e apresenta uma certa sensibilidade às variações ambientais com relação ao grau de luminosidade e de energia das águas. As formas de águas claras e energia moderada apresentam tamanhos relativamente grandes (até 15 cm de diâmetro) e crostas com bordas mais livres que aquelas de
ambientes com forte luminosidade e de águas agitadas, que têm formas mais ou menos globulares e são relativamente pequenas (alguns poucos centímetros de diâmetro). As formas de ambientes com luminosidade e energia intermediárias apresentam características morfológicas que variam entre as duas formas referidas. A cor das colônias vivas é comumente marrom esverdeado e algumas vezes marrom claro.

Este coral ocorre desde os recifes das ilhas do Arquipélago de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas até a região de Abrolhos, em águas com profundidades entre 0 e 20 m e temperatura em torno de 27ºC.


[índice] [anterior] [origem] [próximo] [taxonomia] [mapa de ocorrência]