5. Siderastrea stellata

Coral com colônia maciça mais ou menos esférica. Bastante semelhante às espécies caribenhas porém, com cálices um pouco maiores, séptos mais delicados e espaços interseptais mais largos. Este coral apresenta uma variação morfológica que distingue as colônias de águas rasas daquelas de águas mais profundas (superiores a 5 m). As colônias vivas que vivem em águas muito rasas têm uma coloração avermelhada, são geralmente pequenas (diâmetro de 5 a 10 cm), têm os cálices com diâmetro de 2 a 3 mm, arredondados, profundos e o quarto ciclo de séptos é incompleto.
As colônias de águas mais profundas têm uma coloração amarelada, são maiores (diâmetro superior a 20 cm) e possuem os cálices com diâmetro em torno de 5 mm, mais abertos, pouco profundos, aproximadamente hexagonais e aparece um quinto ciclo de séptos pequenos, soldados ao ciclo antecedente. Nas poças do topo dos recifes, em águas com temperatura e teor de turbidez altos, pequenas colônias deste coral apresentam uma forma achatada, como um disco, e com uma coloração avermelhada viva.

Espécie endêmica das águas brasileiras, apresentando afinidades com as espécies caribenhas. Está amplamente distribuída na área de Abrolhos e em toda a costa do Estado da Bahia, particularmente nos recifes do litoral ao norte da cidade do Salvador. Em Abrolhos tem um papel secundário na construção da estrutura dos recifes devido, segundo Laborel (1969a), à provável competição por espaço com a espécie Mussismilia braziliensis. Ao norte do rio São Francisco este coral é abundante chegando a formar, na costa do Estado do Rio Grande do Norte, construções recifais monoespecíficas. Ocorre na costa das ilhas de Fernando de Noronha e no Atol das Rocas, sendo seu limite norte de ocorrência o Estado de Piauí. Ao sul de Abrolhos, onde as águas vão se tornando mais frias, esta espécie torna-se mais rara, as colônias são menores e desaparece completamente na altura de Cabo Frio, na costa do Estado do Rio de Janeiro. Segundo dados de Hetzel e Castro (1994) existem registros de colonias dessa especie recobrindo vários metros quadrados na praia da Tartaruga, em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro.

[índice] [anterior] [origem] [próximo] [taxonomia] [mapa de ocorrência]