1. Millepora alcicornis
Este hidrocoral forma colônias comumente ramosas ou, mais raramente, incrustantes. Laborel (1969a) descreve três variedades dessa espécie, que estão relacionadas com a energia e o teor de turbidez das águas. A variedade cellulosa tem ramos abundantes, às vezes coalescentes e com terminações agudas; é comumente encontrada nas bordas e nas partes altas dos recifes em zonas de alta energia ou em águas de turbidez moderada. A variedade digitata é a forma mais comum da
espécie, com ramos digitiformes, curtos e ligeiramente comprimidos, e a variedade fenestrata tem os ramos delicados, sempre coalescentes, deixando numerosas aberturas. Esta última forma é abundante em águas relativamente claras e calmas. A forma encrustante forma crostas baixas sobre as superfícies mortas dos recifes ou podem incrustar o talo axial, córneo, das gorgônias. Esta espécie têm coloração parda e amarelo amarronzada quando viva.

É abundante em águas com profundidades inferiores a 15 m, sendo uma importante construtora das partes altas dos recifes. Ocorre desde a costa do Estado do Ceará, ilhas de Fernando de Noronha, Atol das Rocas, até a costa do Estado do Rio de Janeiro.


[índice] [anterior] [origem] [próximo] [taxonomia] [mapa de ocorrência]